Conheça
Ralph Lauren
Suas roupas e acessórios combinam o estilo clássico e sofisticado com o despojado e esportivo, em uma moderna interpretação americana da moda. E em sua grande maioria carregam um símbolo de puro status: um jogador de pólo e seu cavalo. Das roupas à decoração de interiores, a assinatura de RALPH LAUREN sempre garante, mais do que moda, um estilo de vida sofisticado, que explora a combinação da atitude americana, urbana e confiante, com a clássica elegância britânica.-A históriaO ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e Ralph Lauren chamava a atenção pelas quais usava, que tinham 10 centímetros de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas idéias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas mais largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana e feitas à mão, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Porém, quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, a invenção de Ralph foi descartada. Foi então que ele se transferiu para uma empresa maior, a Beau Brumell, também de moda masculina, que decidiu criar uma marca para suas gravatas. Inspirado na sofisticação do jogo de pólo à cavalo, Lauren criou uma coleção de gravatas listradas, a qual nomeou Pólo. O nome derivava de um esporte que simbolizava um universo de estilo clássico e elegância discreta, principais virtudes da marca-


-

A se marca tornou conhecida em todo o mundo pela sofisticação de seus produtos, mas foi em 1974 que Rauph Lauren ganhou maior visibilidade internacional e provou seu estilo atemporal quando vestiu o ator Robert Redford no filme O Grande Gatsby. Lauren já criava coleções femininas, mas foi apenas em 1977 que consagrou esta linha ao criar o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme Annie Hall, de Woody Allen, exibido no Brasil como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Apesar de já terem sido apresentadas inúmeras coleções femininas com saias e vestidos, sua marca registrada são as calças cáqui, camisas sociais brancas e mocassins do tipo penny loafer.
-

-

-

-

● Lançamento da linha de acessórios e calçados.
1978
● Lançamento da coleção de colônias masculinas, entre elas a colônia pós-barba (Polo for Men After Shave Balm) e o famoso perfume POLO for Men, além da colônia feminina Lauren, sendo a primeira vez que um perfume masculino e um feminino eram lançados ao mesmo tempo. O sucesso do perfume masculino foi imediato e, mais de 30 anos após seu lançamento, POLO for Men (aquele acondicionado em um vidro verde) ainda possui fiéis seguidores, mantendo a liderança no mercado masculino de perfumes.
● Introduziu o estilo campestre: saias de brim usadas sobre camadas de anáguas de algodão branco; casacos franjados de camurça; cintos de couro; e blusas leves de mangas bufantes.
● Lançamento da linha de roupa voltada para crianças, iniciando a longa tradição da marca neste segmento. Atualmente a linha conta com duas marcas, RALPH LAUREN CHILDREN e BABY, divididas em Boys, Girls e Baby (incluindo recém-nascidos).
1980
● Apresentação de capinhas com capuz; blusas de linho com babados; camisas de madras, e saias rodadas, como parte de sua moda inspirada nos pioneiros americanos.
1982
● Lançamento de uma linha de malas.
● Inauguração do primeiro Outlet (POLO Ralph Lauren Factory Store) da marca na cidade de Lawrence no estado do Kansas, vendendo produtos com pequenos defeitos e fora de coleção por preços mais em conta.1983● Lançamento da coleção RALPH LAUREN HOME, composta por toalhas de banho e mesa, colchas, lençóis e papel de parede, sendo o primeiro estilista a lançar linhas específicas nesse segmento.1987● Lançamento da POLO GOLF, marca especificamente voltada para o tradicional e chique esporte. A versão feminina da marca (Ralph Lauren Golf) foi introduzida em 1998.1990● Lançamento do perfume Safari na versão feminina. Depois do anúncio que o perfume tinha sido eleito “Perfume do Ano” nos Estados Unidos, as vendas no dia seguinte na Loja de departamento Bloomingdale’s alcançaram US$ 11 mil. A versão masculina seria introduzida dois anos depois.
1993
● Introdução da marca POLO SPORT, com roupas e acessórios mais esportivos, inaugurando a primeira loja no endereço 888 Madison Street em Nova York. A versão feminina foi lançada em 1996. A marca foi descontinuada em 2005, e apenas a linha de perfumes continua a ser comercializada.
● Lançamento da RRL (se pronuncia DoubleR L), uma linha de roupas (especialmente jeans) e acessórios vintage inspirada no rancho do estilista, localizado no estado do Colorado. Os produtos evocam o mais clássico estilo americano.
1994
● Lançamento da marca Purple Label, uma linha de roupas clássicas no estilo inglês. A linha é composta por ternos, paletós, sobretudos, camisas sociais e calçados.1995● Lançamento da RALPH LAUREN PAINT, uma sofisticada linha de tintas para decoração, inicialmente produzida pela Sherwin Williams. Atualmente a linha oferece 500 opções de cores, e é comercializada nas principais redes de varejo dos Estados Unidos.1996● Lançamento da marca POLO Jeans Co., composta por uma linha casual para consumidores mais jovens. Atualmente esta marca se chama POLO Denim, sendo vendida basicamente em lojas de departamento e na Europa.
1998
● Lançamento da linha RLX (abreviação de Ralph Lauren Extreme), uma marca autêntica e especificamente técnica para a prática de esportes ao ar livre como tênis, golfe, esqui, vela e alpinismo.1999● Lançamento da marca Ralph by Ralph Lauren, composta por uma linha de roupas feminina para jovens entre 16 a 25 anos.
● Inauguração do chique Restaurante RL em uma área adjacente a loja de Chicago, a maior da marca no mundo.
● Lançamento do perfume feminino Romance. A versão masculina seria lançada pouco depois.
2000
● Lançamento do comércio on-line (www.polo.com), sendo a primeira marca de luxo americana a disponibilizar este tipo de serviço.
● Lançamento do perfume feminino Ralph, que nos anos seguintes ganhou variações como Cool (2004), Hot (2006), Rocks (2006) e Wild (2008).
● Lançamento da coleção PINK PONY, onde cada peça tem estampado o famoso cavalinho da marca na cor rosa. Parte da arrecadação dos produtos desta linha é destinada à Pink Pony Foundation, entidade criada pelo estilista e que cuida de mulheres que sofrem desse problema.
2001
● Lançamento do perfume feminino Glamorous.2002● Lançamento do perfume masculino POLO Ralph Lauren Blue, sinônimo de “sensação azul cristalina” para o jovem urbano.
2003
● Lançamento do perfume feminino Ralph Lauren Blue, uma fragrância fresca e sexy, consolidando a sua assinatura no mercado feminino de perfumes.
● Lançamento dos perfumes masculinos Romance Silver e Purple Label.
2004
● Lançamento da marca RALPH LAUREN RUGBY, composta por uma ampla linha de roupas voltada para um público universitário e jovem entre 16 e 25 anos. A primeira loja da marca foi inaugurada na cidade de Boston. Hoje em dia a marca possui 11 lojas em solo americano.
● Lançamento do perfume feminino Lauren Style.
2005
● Lançamento do perfume Ralph Lauren Black.
● Lançamento do perfume feminino Pure Turquoise.
2006
● Lançamento do perfume masculino Double Black.2007● Lançamento do POLO Explorer, um perfume amadeirado para um homem aventureiro que está à procura de ousadia e estímulo.
● Lançamento da LAUREN Spa, uma linha de roupas para cama feitas com materiais 100% orgânicos.
2008
● A marca, com a esperança de atrair o público jovem, lançou no mercado seu novo perfume chamado POLO Modern Reserve.
● Lançamento do perfume feminino LOVE.2009● Lançamento de sua primeira coleção de relógios de luxo. O resultado é uma coleção com três peças que traduzem a visão de Ralph Lauren sobre o que é luxo atemporal. Os relógios custam a partir de US$ 9 mil.
● Lançamento da coleção de perfumes masculinos POLO Red, White e Blue.
2010
● Lançamento da POLO BIG PONY FRAGRANCE COLLECTION, onde pela primeira vez a marca apresentou simultaneamente quatro fragrâncias masculinas fazendo referência aos quatro jogadores que compõem um time de pólo, ícone da marca. A linha é comercializada em vidros coloridos e numerados de 1 a 4: Esporte (azul), Sedução (vermelho), Aventura (verde) e Estilo (laranja).-

Ralph Lipschitz Lauren nasceu em 14 de outubro de 1939 na cidade Nova York. O sobrenome, herança familiar de imigrantes russos da cidade de Minsk, foi trocado por Lauren, por ser mais fácil de pronunciar e ser lembrado (Ló-ren, igual ao da atriz italiana Sophia). Décadas depois seu nome passou a ser sinônimo de elegância natural e estilo duradouro. “Minha meta é desenhar de modo a atingir a melhor realidade imaginável”. Com essas palavras, descreve sua busca criativa, mola propulsora de seu império internacional. Lauren é daqueles que começaram do nada. O que o pai, um judeu ortodoxo, ganhava como pintor de paredes e de murais, só permitia ao jovem Ralph vestir-se com roupas de segunda mão, refugos de uniformes militares que ele combinava com velhos paletós de tweed, estilo que fazia muito sucesso na classe média do violento bairro do Bronx em Nova York, onde moravam os Lifshitz - pai, mãe, três filhos e uma filha.
-

Para ajudar nas despesas da casa, ainda enquanto estudava, o futuro estilista trabalhou na área de devolução de peças de uma loja de departamentos. Mais tarde, depois de servir o exército, foi vendedor da Brooks Brothers, tradicional loja de moda masculina, durante uma temporada de Natal. Na época, Lauren fazia um curso de administração de empresas, à noite, e quando terminou seu trabalho na loja onde ele tinha vontade de comprar tudo, passou a vender luvas. Mas não demorou a tornar-se o vendedor regional de Nova York para Abe Rivetz, produtor de gravatas de Boston. E aí começou a nascer o seu gosto pela criação de moda. Apesar de viver no mundo da moda, não é dos freqüentadores mais entusiasmados de suas festas, nas quais, ele ironiza, a palavra de ordem é “que-ri-di-nha!”. O que importa, Ralph diz, é o seu trabalho, e não suas performances sociais, fracas, segundo ele, que não tem o que chama de “conversa de coquetel”. O que importa é continuar fazendo sua moda de classe, que permite a ele a melhor definição que tem sobre seu trabalho: “Eu não vendo roupas, ou objetos de casa, eu vendo sonhos”. Dono de um império o estilista se dá ao luxo de ter as casas com as quais sempre sonhou, assim como os carros, uma de suas grandes paixões, e um padrão de vida que combina conforto, privacidade e exclusividade. Conhecido também por suas obras filantrópicas, em 1996 foi agraciado com o prêmio 1º Humanitarian Award, entregue pela princesa Diana. Numa de suas campanhas, arrecadou mais de US$ 2 milhões para pesquisas de câncer de mama e Aids. Por tudo isso, ele é reconhecido internacionalmente não só por seu estilo, mas também por seu caráter benemérito.-
Nenhum comentário:
Postar um comentário