Galera a História da Lacoste
Amarela. Rosa. Azul. Verde.
Vermelha. Todas as cores do arco-íris. Uma combinação de tons quase
surreal. Sempre com um pequeno “Crocodilo Verde” estampado no peito. As
camisas pólos LACOSTE se tornaram um verdadeiro ícone clássico nos
ambientes mais refinados do mundo, um símbolo de elegância e qualidade.
Das quadras de tênis para o mundo, a marca francesa é um símbolo de
classe há mais de sete décadas oferecendo roupas e acessórios para
pessoas de bom gosto. E com seu estilo “unconventional chic” (algo como
“chique não convencional”) a marca consegue a proeza de agradar ao
público nas mais diferentes regiões do planeta.
A história
Tudo começou em 1927 quando o
tenista francês Jean René Lacoste foi o principal responsável pela
primeira vitória de seu país na Taça Davis e colecionou títulos nos
famosos torneios de Roland Garros, Wimbledon e Forrest Hills. Durante
estas competições ele foi apelidado de “Le Crocodile”
pela agência de notícias Associated Press, após o tenista ter feito uma
aposta com o capitão da equipe de tênis da França para Copa Davis. O
técnico prometeu oferecer-lhe uma mala de crocodilo caso ele ganhasse um
jogo importante para a sua equipe (ao lado de Jean Borotra, Henri
Cochet e Jacques Brugnon, ele formava os famosos Mosqueteiros,
que defenderam a França por seis torneios seguidos). O fim do campeonato
trouxe duas vitórias para o tenista: arrebatou a taça dos americanos,
vencendo o lendário Bill Tilden, e provou que sua trajetória de sucesso
iria muito além das quadras. O público americano rapidamente adotou este
apelido que representava a tenacidade e a agressividade que René
demonstrou nas quadras de tênis: se movendo freneticamente em ziguezague
e perseguindo sua presa sem cansar.
O amigo Robert George desenhou então
para René um crocodilo que foi bordado na camisa que ele usava nas
quadras de jogo. A camisa, em algodão com malha arejada e confortável,
que absorvia perfeitamente a transpiração em climas mais quentes, tinha
mangas curtas com gola e pequenos botões que iam do pescoço ao peito, e,
era usada juntamente com um blazer azul-marinho, também desenhado por
ele e com o símbolo do crocodilo. O uniforme inusitado apareceu pela
primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos. Uma das espectadoras
mais assíduas destes encontros esportivos da Copa Davis era a vencedora
do aberto de Golfe da Grã-Bretanha, Simone Thion de la Chaume, que se
tornaria esposa de René. Pouco anos depois, aos 25 anos, ele abandonou
as quadras por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente a uma
idéia genial: fazer confortáveis camisas de malha para a prática do
tênis e carimbá-las com o bichano que um dia deu a ele muita sorte.
Em 1933, juntamente com André Gillier, proprietário de uma das maiores fábricas francesas de roupas, ele fundou a La Chemise Lacoste
para produzir e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que
tinha criado para seu uso pessoal nas quadras de tênis, bem como certo
número de outros modelos de camisas concebidas para a prática do tênis,
golfe e esportes marítimos, como por exemplo, o iatismo. Foi a primeira
vez que uma marca estampou sua etiqueta do lado de fora da roupa,
tornando o logotipo visível. Uma idéia que prosperou desde então. Essa
primeira camisa foi batizada de LACOSTE L.12.12 (L
representa LACOSTE, 1 é uma referência ao tecido original de algodão
petit piquê, 2 significa a manga curta e o segundo 12 se relaciona com o
número de protótipos que tiveram que ser produzidos até René ficar
satisfeito com o resultado, dando uma perspectiva única sobre o sentido
de perfeccionismo e abordagem de transmissão do desenho do campeão). A
camisa era confeccionada em um tecido leve e fresco, que proporcionava
mais conforto e resistência. A primeira camisa LACOSTE era branca,
ligeiramente mais curta que as atuais, de mangas curtas, com colarinho
de bordos cortados, confeccionada em um tecido emblemático, jérsei de
piquê miúdo, e um crocodilo verde bordado na altura do coração.
A camisa LACOSTE constituiu
imediatamente uma revolução junto aos jogadores de tênis da época, os
quais vestiam durante os jogos, nessa altura, incômodas camisas de
estilo clássico, em tecido tramado com duas teias, de mangas compridas.
Imediatamente, virou um uniforme nas quadras francesas, e René, o
garoto-propaganda perfeito. Rapidamente as camisetas pólo LACOSTE
desbancaram as tradicionais camisas de colarinho duro, vendendo
aproximadamente 300 mil unidades em 1939. O que havia de tão
revolucionário na camisa? A qualidade da malha – leve, flexível,
ventilada – e o desenho inovador. O algodão, proveniente do Egito, dos
Estados Unidos e do Peru, o processo de elaboração do fio e a exigência
de qualidade da fibra mostravam um pouco da importância do produto.
Nesta época a empresa investiu no progresso e crescimento das vendas
junto ao consumidor. Durante um bom tempo, ele só produziu camisas
brancas, com um catálogo direcionado exclusivamente para tênis, golfe e
iatismo. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa interrompeu a
produção, retomando suas vendas ao mercado somente em 1946.
As exportações começaram em 1951
para a Itália, assim como a comercialização das versões coloridas das
tradicionais camisas pólos. Celebridades adotaram a nova moda. Audrey
Hepburn eternizou a dobradinha com calça capri. Jackie Kennedy usava
dentro e fora das quadras. No ano seguinte a marca ingressou no enorme
mercado americano com o início da exportação de seus produtos para o
país. René revolucionou o mercado do tênis ao inventar em 1963 as
raquetes feitas de aço tubular, muito superior às produzidas em madeira,
extremamente pesadas. As raquetes eram distribuídas pela marca
esportiva Wilson nos Estados Unidos. Este modelo de raquete ganhou 46
títulos em torneios do Grand Slam entre 1966 e 1978 e foi utilizada por
tenistas famosos como Jimmy Connors e Billie Jean King. Foi também, em
1963, que seu filho mais velho, Bernard, assumiu o comando da empresa.
A partir dos anos 70, o crocodilo da
LACOSTE estendeu-se a inúmeras peças, tanto no vestuário feminino
(especialmente os tradicionais vestidos) como no masculino, além de
acessórios, calçados e até perfumes. Somente em 1978 os produtos da
marca começaram a ser distribuídos no Brasil. No ano de 1981 a empresa
inaugurou a primeira Boutique LACOSTE do mundo, localizada na badalada
Avenida Victor Hugo em Paris. Mas foi também nesta década que a marca
francesa começou a perder participação de mercado: os clientes fiéis,
principalmente pessoas ligadas aos esportes, estavam envelhecendo e a
nova geração não encontrava atrativos nos modelos básicos oferecidos
pela marca. Nas quadras, o crocodilo perdeu terreno para outras grifes
que patrocinavam maciçamente atletas de grande destaque.
Na década de 90, a empresa iniciou
uma expansão e modernização da sua rede de lojas, inaugurando em 1994 a
primeira unidade na China; no ano seguinte as primeiras lojas nos
Estados Unidos, localizadas nas badaladas Palm Beach e Bal Harbour, no
estado da Flórida; além de lojas em Moscou e Nova York. Mas, foi também a
partir desta década que a popularidade da marca LACOSTE entrou
definitivamente em queda, até que o estilista francês Christophe Lemaire
assumiu a direção criativa da marca em 2000. Rapidamente ele implantou
uma nova filosofia e modernizou a imagem da marca, sem deixar de manter o
estilo criado por René Lacoste. Isto incluiu a inauguração de mais
lojas em cidades como Düsseldorf, Tóquio, Orlando, Istambul e Dallas, no
ano de 2002; e no ano seguinte com a introdução de um novo e refinado
conceito de decoração e design para suas boutiques.
Foi nesta época que a LACOSTE
resolveu modernizar sua tradicional e clássica linha de produtos,
surgindo assim outros itens: novas coleção para crianças e mulheres,
calçados, novos e deliciosos perfumes, óculos, roupa íntima masculina,
malas, sacolas, bolsas, mini vestidos e até uma coleção de cama, mesa e
banho. Outra atitude importante foi a contratação de atletas renomados
para serem embaixadores da marca pelo mundo como o tenista Andy Roddick,
a golfista mexicana Lorena Ochoa e o golfista espanhol Jose-Maria
Olazabal, além de patrocinar torneios importantes como o Aberto da
Austrália (tênis) e várias etapas do circuito de golfe profissional. A
marca chegou a ganhar as prateleiras da sofisticada boutique Colette,
templo da moda dos modernos parisienses, com uma camisa pólo preta com
jacaré prateado, em edição limitada. No mês de setembro de 2010, o
português Felipe Oliveira Baptista assumiu o cargo de diretor criativo
da marca substituindo Christophe Lemaire que foi para a sofisticada
Hermès. Mas nessa época, a marca LACOSTE já estava totalmente
modernizada e atenta às principais tendências da moda. Recentemente a
marca francesa contratou o tenista Gustavo Kuerten como embaixador
global. Foi desta maneira que o “Crocodilo” da LACOSTE tornou-se famoso
no mundo inteiro.
A linha do tempo
1959
● Lançamento da coleção para crianças.
1960
● Lançamento dos shorts e das camisas pólos listradas, acrescentando mais produtos ao seu catálogo.
1963
● Criação do primeiro calçado para tênis com a marca francesa.
1968
● Firmou um contrato de licenciamento com Jean Patou para fabricação da colônia LACOSTE EAU de TOILETTE.
1974
●
René inventa o “damper” que será utilizado nas raquetes LACOSTE de aço.
Esta peça patenteada, situada na extremidade do cabo da raquete,
absorve as vibrações ao mesmo tempo melhorando a precisão e aumentando a
restituição de energia.
1981
● Lançamento de uma linha de óculo solares.
1984
● Lançamento de uma nova linha de produtos de perfumaria para homens juntamente com Jean Patou.
1985
●
Criação de calçados para a prática do tênis, fabricados na França,
seguida da criação de calçados para usar em embarcações (para a prática
de iatismo), em 1986, e de calçados para outdoor (atividades ao ar
livre) em 1988.
● Apresentação no Salão Náutico de Paris do barco LACOSTE 42
(o produto de maior dimensão assinado pela marca). Desenhado pelos
arquitetos americanos Stephens et Sarkman, foi construído em edição
limitada.
1988
● Lançamento da raquete EQUIJET.
Pela sua forma especial, esta raquete aliava as vantagens do crivo
pequeno às do crivo grande. O tenista Guy Forget ganhou a Copa Davis
três anos mais tarde, em 1991, com esta raquete.
1993
●
Assinatura de um acordo de licença com a sociedade suíça ROVENTA-HENEX
para a concepção e fabricação de uma linha de relógios LACOSTE.
1995
● Criação de um novo conceito de mobiliário para as lojas LACOSTE, pelo decorador Yves Taralon.
1999
● Lançamento em setembro do primeiro perfume feminino, batizado de LACOSTE for WOMEN.
2000
● Lançamento da primeira linha de roupas íntimas masculinas.
● Lançamento da linha de malas, sacolas e bolsas em couro através de um acordo com a Samsonite.
2001
●
Em julho, pela primeira vez em sua história, a LACOSTE decidiu desfilar
em Paris, apresentando coleções para a estação Primavera-Verão.
Desfilou uma coleção masculina elegante e esportiva, com tecidos mais
nobres, inspirada no glamour dos anos 30. Na coleção feminina,
pantalonas com transparência, malhas decotadas, calças e shorts com
novíssimos shapes, sandálias recortadas e uma profusão de releituras de
clássicos.
2002
● Lançamento mundial do perfume LACOSTE POUR HOMME
com uma campanha publicitária de grande envergadura. Desde as primeiras
semanas de lançamento, o perfume se tornou um best-seller nas
perfumarias do mundo inteiro. A versão feminina foi lançada no ano
seguinte.
2004
● Lançamento do perfume feminino TOUCH of PINK, personificado por Natasha Thomas, uma jovem cantora e modelo.
2005
● Lançamento do LACOSTE ESSENTIAL, uma fragrância que alia discrição e exuberância, frescura e conforto, classicismo e modernismo.
2006
● Lançamento do perfume LACOSTE INSPIRATION.
2007
● Lançamento de uma sofisticada linha de cama, mesa e banho.
2009
● A marca francesa ingressa na luta contra o câncer de mama ao lançar a linha feminina PINK CROC COLLECTION
(camisas, bolsas, relógios, óculos e acessórios, todos na cor rosa),
onde 10% das vendas eram revertidos para a instituição americana Breast Cancer Research Foundation.
● Lançamento do perfume masculino LACOSTE CHALLENGE, cuja campanha publicitária era estrelada pelo ator Hayden Christensen.
2010
● Lançamento do perfume masculino LACOSTE ESSENTIAL SPORT.
2012
● Lançamento da linha de perfumes masculinos EAU de LACOSTE L.12.12, composta por três fragrâncias: Blanc, Bleu e Vert, que capturam a sensação refrescante, leveza e frescor.
A famosa camisa polo
A partir do ano 2000 a LACOSTE se
modernizou e ganhou um tom mais jovial, contudo sem perder a elegância e
a identidade. Suas famosas e clássicas camisas pólo, um verdadeiro
ícone da marca, também: novas cores foram criadas, a modelagem ficou
mais estreita, mais justa e curta, ganhando até modelo estonado. Isso
sem contar a linha feminina. Cada pólo da grife francesa tem um preço
médio de aproximadamente €65 na Europa, US$ 75 nos Estados Unidos e R$
200 no Brasil. O seu custo deve-se ao processo de fabricação: são usados
mais de 20 quilômetros de fio de algodão para cada camisa e o processo
de tingimento leva mais de 12 horas para ser completado. Uma das maiores
evoluções da camisa pólo foi o modelo “pique strech”, uma mescla
formada por 94% de algodão e 6% de elastano. O tecido diferenciado
proporciona mais conforto, leveza e uma real liberdade de movimentos
para quem veste a camisa pólo LACOSTE. O material possibilita também uma
maior criatividade e permite conceber uma linha mais atual. Atualmente
as camisas pólos são vendidas em mais de 60 cores.
A reinterpretação do crocodilo
Como parte da estratégia de rejuvenescimento da marca, a empresa lançou no mercado em 2010 a LACOSTE L!VE,
uma marca (ou linha, como muitos queiram) que aposta no conceito jovem e
urbano e mistura o estilo original da LACOSTE com a arte de rua das
grandes cidades mundiais. Essa linha oferece coleções masculina e
feminina com acessórios, calçados, calças, casacos e jaquetas, com
modelagens mais ajustadas, para um público alvo entre 15 e 25 anos. A
LACOSTE L!VE foi criada para brincar com os clássicos e reinventar o
futuro. E para reforçar sua identidade e criar uma imagem própria e
exclusiva perante o público, a LACOSTE L!VE decidiu investir em uma
estratégia diferenciada para suas lojas e apostou no marketing sensorial
para conquistar os jovens consumidores, transmitindo sua identidade,
conceito, valores e atributos por meio de impulsos que mexem com os
sentidos do ser humano e torna mais agradável a experiência da compra.
Essas lojas também investiram em uma
com uma atmosfera descontraída e decoração diferenciada, substituindo
os tradicionais manequins por painéis magnéticos; araras giratórias para
melhor exposição dos produtos; adesivos coloridos no piso que rementem a
uma quadra; equipamentos eletrônicos de última geração; e até mesas de
pebolim para que seus clientes se divirtam. A primeira boutique LACOSTE
L!VE foi inaugurada em setembro de 2010, no descolado bairro do Soho, em
Nova York. Já com mais de 40 lojas espalhadas pelo mundo, em 2012 a
marca inaugurou a 1ª unidade no Brasil da LACOSTE L!VE, localizada no
Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Lacoste: 1933 vs. 2083
Em 2008, para celebrar 75 anos da
marca, a empresa lançou uma campanha publicitária especial e um site
(lacoste-future.com) com design futurista. O tema principal era mostrar
os esportes, no caso o tênis, daqui á 75 anos, ou seja, no ano de 2083.
Em poucos segundos a LACOSTE contava, através de uma linha do tempo, sua
rica trajetória até como seria seu futuro. Para assistir ao filme
clique no ícone abaixo.
A evolução visual
Na onda de inovações que a marca
viveu na última década, até o famoso crocodilo passou por uma plástica.
Em 2002, Clément Derock, diretor de criação da agência Seenk, suavizou o
traço caricato do desenho: alongou a boca e emagreceu a silhueta. Quase
70 anos depois de virar estrela, o pequeno réptil se adequou às
mudanças dos tempos.
Os slogans
Unconventional Chic. (2011)
Un Peu d’Air Sur Terre. (2001)
Expression Through style.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1933
● Fundador: René Lacoste e André Gillier
● Sede mundial: Paris
● Proprietário da marca: Lacoste S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Michel Lacoste
● CEO: Christophe Chenut
● Diretor artístico: Felipe Oliveira Baptista
● Faturamento: €1.6 bilhões (2011)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.200
● Presença global: 114 países
● Presença no Brasil: Sim (84 lojas)
● Principais mercados: Estados Unidos, França, Itália e China
● Funcionários: 3.000
● Segmento: Moda luxo e esportiva
● Principais produtos: Roupas, acessórios esportivos e perfumes
● Concorrentes diretos: Polo Raplh Lauren, Paul & Shark e Gant
● Ícones: O crocodilo do logotipo e as camisas polos
● Slogan: Unconventional Chic.
A marca no mundo
A marca está presente em 114 países
ao redor do mundo, contando com aproximadamente 1.200 lojas próprias e
tendo seus produtos vendidos em mais de 2.500 pontos de vendas que
incluem lojas licenciadas, lojas de departamentos e grandes magazines.
41% de suas lojas estão localizadas na Europa e outros 26% nas Américas.
Em 2011 a marca francesa bateu recorde de faturamento (€1.6 bilhões),
tendo em roupas (60%) e calçados (17%) seus itens mais vendidos.
Você sabia?
● Todos
os anos mais de 60 milhões de itens são vendidos sob o nome LACOSTE.
Isto equivale a dois itens da marca vendidos a cada segundo.
●
Alertada contra o volume absurdo de 3.5 milhões de artigos
falsificados, a LACOSTE gasta a mesma quantidade de euros por ano para
proteger a marca, checar os mercados, coletar e processar informações
até tomar providências legais.
●
Em 2011 a marca francesa tentou proibir que Anders Behring Breivik, um
norueguês que matou 77 pessoas em Oslo no dia 22 de julho, continuasse
utilizando suas camisas nas idas ao tribunal, quando era exaustivamente
fotografado. A escolha do atirador norueguês por blusas da LACOSTE se
transformou em um verdadeiro pesadelo para a grife francesa, causando
enorme indignação por parte da empresa. Além de usar as roupas “do
jacarezinho”, o atirador chegou a citar a grife em seu manifesto online,
dizendo que “pessoas refinadas como ele deveriam usar marcas como a
Lacoste”.
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